Empreender já desafia a todos que desejam começar seu próprio negócio e com ano de eleição, crise econômica e a pandemia ainda afetando a vida dos brasileiros, o desafio é ainda maior! Entretanto, 2022 é um ano de novas oportunidades e de aproveitar os ensinamentos que os piores momentos da crise deixaram.

 

1- Liberdade geográfica

 

A pandemia nos mostrou que, em muitos casos, não é preciso estar fisicamente em um lugar para trabalhar, fazer contatos e fechar negócios. Isso amplia e supera barreiras. Vale para o home office e para reuniões e encontros.

 

2- Relações mais verdadeiras

 

Poucas vezes na história da sociedade, todo mundo viveu uma mesma situação, como tem sido durante a pandemia do coronavírus. Para a especialista, isso gera empatia e formas melhores de se relacionar. Vale pra vida e pro empreendedorismo.

 

3- Criação de comunidade

 

Grupos de interesse estão se formando e parece que existe uma abertura e um olhar maior para a vida em comunidade. Isso é muito bom para os pequenos negócios.

 

4- Respeito à saúde mental

 

Burnout, depressão, ansiedade são problemas sérios, muitas vezes vistos com discriminação. A pandemia trouxe a saúde mental à tona e isso pode ajudar as pessoas a tratá-las da forma correta. Empreendedores precisam estar sempre alerta e cuidar do bem estar e da saúde para tocar seus negócios com qualidade.

 

5- Melhor relação com a tecnologia

 

As pequenas empresas estão mais digitais do que nunca e muitas aprenderam da pior forma, durante a pandemia. Mas isso as deixou mais abertas para os avanços tecnológicos, afinal foi isso que salvou muito negócio durante o distanciamento social e fechamento do comércio.