Você sabia que o BBB pode te ajudar a vender cada vez mais? NÃÃO? Então vem conferir algumas dicas que separamos para você aproveitar!

 

  1. Planejamento é fundamental

 

Pensar a médio e longo prazo é indispensável para construir uma estratégia de marketing concisa e que seja capaz de dialogar constantemente com seus clientes.

 

O grande destaque neste ponto foi a cantora e atriz Manu Gavassi, participante da edição de 2020 do Big Brother Brasil. Ela planejou as suas postagens nas mídias sociais por 93 dias – o tempo de duração total do confinamento.

 

Os vídeos – gravados no formato IGTV – apresentam total interação com o público, tratando de diversas situações em que Manu viveria na casa – prova do líder, prova do anjo, paredão, eliminação e, é claro, a participação na final.

 

Os posts foram publicados simultaneamente e em ordem cronológica, enquanto os acontecimentos iam rolando na casa. Uma lição completa de storytelling! O sucesso e o carisma da participante foram tantos que, de fato, ela chegou à final do programa.

 

As publicações atraíram não só os fãs de Manu, mas outros espectadores do reality que, posteriormente, foram conduzidos para o clipe da cantora – “Áudio de Desculpas” – lançado também enquanto ela estava no confinamento. Ou seja, além dos vídeos servirem para unir sua torcida e potencializar o desempenho da participante na competição, trouxeram mais audiência para o seu clipe, alavancando sua carreira aqui fora.

 

Fórmula Replicada

 

Em 2021, outros participantes do reality show – sobretudo do grupo “Camarote” (formado por famosos) – parecem buscar replicar a fórmula de sucesso de Manu.

 

Um exemplo é a atriz Carla Diaz, que já publicou em suas redes sociais vídeos relembrando seus icônicos personagens na TV, relacionando-os com a sua participação no BBB.

 

Dessa forma, a lição que fica é: planeje a estratégia de marketing do seu e-commerce – e não só para o aqui e agora.

 

Defina um planejamento trimestral ou semestral, escolhendo as editorias, os assuntos e os produtos que você deseja divulgar nas suas redes sociais – lembrando sempre de mesclar o conteúdo comercial com dicas que realmente gerem valor para o seu público.

 

Faça como Manu Gavassi, que criou conteúdo relevante e atrativo para chamar a atenção de novos seguidores para só depois vender seu produto (no caso dela, a música).

 

  1. Tenha uma estratégia omnichannel

 

A estratégia de marketing ou de vendas omnichannel consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre os canais online e offline, melhorando a experiência do cliente.

 

Essa é uma forte tendência do varejo – principalmente em cenário de crescimento do e-commerce – que permite a convergência do virtual e do físico.

 

  1. Aposte no Marketing de Influência

 

O formato reformulado do Big Brother Brasil trouxe como novidade o grupo “Camarote”, formado por atores, influenciadores digitais, cantores e até esportistas.

 

Como já falamos anteriormente, o formato do programa, que já tinha ido ao ar com 19 edições, estava desgastado, com baixas na audiência desde 2010.

 

De certa forma, o que Boninho (diretor do programa) fez foi valer-se do “Marketing de Influência” para levar a marca BBB de novo para o centro dos holofotes.

 

Afinal, com a participação dos influenciadores, o BBB 20 completou três meses ultrapassando a marca de 165 milhões de pessoas alcançadas na audiência acumulada no PNT (Painel Nacional de Televisão).

 

O Marketing de Influência é uma estratégia que pode fazer sentido para o seu negócio, visto que ela se baseia na confiança e na recomendação.

 

  1. Gere Identificação com Seu Público

 

Aposte na Economia Afetiva – criando, primeiro, vínculos com os clientes, por meio de discursos e motes com os quais eles se identificam para, depois, promover a venda do seu produto. Venda mais do que o consumo. Venda, em primeiro lugar, uma ideia.

 

Essa é uma das estratégias de construção de marca que você deve utilizar, desde que seja com intenções verdadeiras; o público percebe quando um discurso é fajuto.

 

Além de garantir o tráfego para o seu e-commerce, humanizar sua empresa faz com que ela se destaque da concorrência.

 

  1. Saiba Como Conduzir Seus Clientes pela Expectativa

 

Se você busca aumentar o engajamento nas redes sociais da sua marca, bem como otimizar suas vendas, trabalhe com as expectativas dos consumidores.

 

Em semanas de promoção, datas comemorativas ou na Black Friday, anuncie a divulgação de uma oferta por dia, nos Stories, por exemplo, ou então a divulgação de um cupom de desconto específico por hora. A sua audiência se tornará fiel, pode apostar!

 

  1. Repita Estratégias que Deram Certo

 

Se o BBB 20 foi sucesso em audiência, com a sua fórmula que combinou anônimos e famosos, as outras edições vem para repetir a dose.

 

Os participantes confirmados também estão divididos em grupos – “Camarote” (famosos) e “Pipoca” (anônimos) – e com as principais provas da edição anterior (líder, anjo, bate e volta para se salvar do paredão, entre outras) também programadas para esta.

 

Portanto, além de repetir um formato que agradou o público, agora a direção tornou o programa ainda mais duradouro – 100 dias de exibição e 4 participantes a mais.

 

Aqui, o aprendizado que tiramos é: repita suas estratégias de marketing vencedoras. Avalie o que

deu certo no passado:

 

Quais redes sociais foram mais acessadas?

 

Qual post teve mais engajamento?

 

Qual promoção gerou mais retorno em vendas?

 

Você investiu em mídia paga – e deu certo?

 

Reúna todos os dados referentes às vendas concretizadas no mesmo período do ano anterior, avaliando conversões e comportamentos do consumidor.