O retorno do feed cronológico e like nos Stories estão entre os itens da lista; confira

Instagram recebeu diversas atualizações ao longo de 2021, e a expectativa é que a rede social ganhe ainda mais recursos neste ano. O retorno do feed cronológico, anunciado pela empresa em dezembro, e uma opção para sincronizar vídeos com músicas, funcionalidade presente no TikTok, estão entre as novidades que devem chegar ao aplicativo em 2022.

Outro recurso aguardado pelos usuários é a possibilidade dar like nos Stories da rede social. Além disso, também existem rumores de uma ferramenta que permitirá transformar Stories em Reels. A seguir, o TechTudo lista oito funções do Instagram muito aguardadas para 2022. É importante lembrar que, com exceção das novidades anunciadas pelo próprio app, as mudanças listadas são rumores e não têm datas de lançamento previstas.

 

  1. Feed cronológico

 

Desde 2016 o feed de notícias do Instagram ordena os posts por relevância, com base em critérios determinados pelos algoritmos da rede social. Mas isso está prestes a mudar. Em dezembro, a rede social anunciou o retorno do feed cronológico, adotado nos primórdios do aplicativo. Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, a empresa irá disponibilizar uma opção para os usuários visualizarem os conteúdos mais recentes publicados na plataforma. O recurso, muito pedido pela comunidade, não tem data prevista de lançamento, mas deve chegar ao app em 2022.

 

  1. ‘Dancify’

 

Rival do TikTok, o Instagram já incorporou em seu aplicativo recursos semelhantes aos disponíveis na rede social chinesa — é o caso, por exemplo, do “Remix”, função similar ao “dueto” do TikTok. Em 2022 não seria diferente. Uma publicação no Twitter do desenvolvedor Alessandro Paluzzi aponta que a rede social pode estar trabalhando em uma nova forma de incrementar os vídeos publicados no aplicativo. Ao que tudo indica, essa novidade será focada no Reels e permitirá que os usuários sincronizem vídeos com músicas automaticamente.

 

  1. Like nos Stories

 

Atualmente os usuários podem interagir nos Stories do Instagram por meio de reações rápidas, representadas por emojis como “chorando de rir”, “rosto surpreso”, “rosto sorridente com olhos de coração”, “palmas” e “fogo”. Mas novas opções podem chegar à ferramenta em 2022. Segundo o desenvolvedor Alessandro Paluzzi, o Instagram está desenvolvendo um recurso que permitirá curtir Stories.

 

A função apareceria como um botão de “coração”, permitindo enviar diversos likes ao mesmo tempo. Na previsão, o botão ficaria posicionado ao lado direito da caixa de comentários, para tornar a interação entre os usuários ainda mais prática. O Instagram não se pronunciou sobre o assunto, e não há previsão de lançamento da novidade.

 

  1. Modo ‘Montagem’ para transformar Stories em Reels

 

Entre as possíveis novidades do Instagram em 2022 está um recurso capaz de transformar sequências de Stories em um único vídeo do Reels. É o que mostra uma captura de tela compartilhada pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, em seu perfil no Twitter.

Além disso, o usuário ainda teria uma opção para adicionar áudios presentes na biblioteca de áudio do Instagram para incrementar a publicação. Por enquanto, não existem informações sobre a disponibilização da ferramenta.

  1. Múltiplas timelines

 

Instagram também pode estar trabalhando em uma forma de deixar o feed personalizável. Atualmente é possível silenciar pessoas indesejadas, para impedir que as publicações delas apareçam na timeline. O novo recurso, no entanto, iria além, apresentando categorias separadas no feed.

 

  1. Favoritar usuários

 

Conforme aponta o item acima, o Instagram estaria testando o desenvolvimento de um recurso que permite favoritar perfis. Em publicação no Twitter, o desenvolvedor Alessandro Paluzi afirmou que os usuários favoritados devem aparecer no topo do feed. Ele também diz que os perfis inclusos não receberão notificações sobre as mudanças feitas na sua lista de favoritos. A função não tem data de lançamento oficial.

 

  1. Controle parental

 

Anunciada pelo próprio Instagram em dezembro, a ferramenta de controle parental deve chegar ao aplicativo em março de 2022. Com o recurso, pais e/ou responsáveis de crianças e adolescentes ​​poderão definir limites de tempo de uso do aplicativo. Também será possível ver quanto tempo os menores passam na plataforma — informação expressa por meio de gráficos.

 

Instagram ainda permitirá que os adolescentes denunciem um perfil suspeito e notifiquem os responsáveis. O objetivo do recurso é abrir uma janela de diálogo entre pais e adolescentes sobre os perigos da Internet.

 

  1. Stories exclusivos e pagos

 

Para quem trabalha com criação de conteúdo no Instagram, uma nova forma de monetização pode chegar em 2022. Segundo rumores, a rede social estaria trabalhando em uma versão “exclusiva” dos Stories, que só poderiam ser visualizados por meio de inscrição, possivelmente paga. Capturas de tela publicadas no Twitter do desenvolvedor Alessandro Paluzzi mostram o suposto recurso em ação.